Matéria rima

Sobre
Nós

Nossa história

O MATÉRIA RIMA nasceu em 2002 como um grupo de Hip Hop e, desde então, tem desenvolvido um trabalho socioeducativo inovador em escolas da rede pública, além de realizar palestras e apresentações artísticas em praças e palcos de todo o Brasil e em alguns lugares fora do país, como: África, Alemanha e França. Em 2014 institucionalizou-se e passou a denominar-se Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima.

O MATÉRIA RIMA acredita que só a Educação pode promover a justiça e a igualdade entre os povos, por isso, utiliza a força dessa cultura urbana chamada Hip Hop para disseminar a sua ideologia de vida. Partindo desse pressuposto, propõe-se também a ajudar na construção de territórios educativos, onde sociedade, escolas, OSCs, empresas, poder público, enfim os atores educativos estejam envolvidos em espaços diversos, criando novas formas de empoderar indivíduos para que esses possam expandir suas liberdades e se tornar cidadãos mais efetivos em suas comunidades.

A Ideia

A ideia de criar o Matéria Rima foi de MC. Joul, um jovem aluno inquieto que não se sentia parte da escola; ou melhor, sentia que essa escola o expulsava com o seu currículo maçante e desmotivador. Mas o menino cheio de criatividade não se conformou, fez a matéria da escola virar poesia e arte. Criou uma ferramenta socioeducativa pioneira que visa alcançar a comunidade escolar e o seu entorno. A metodologia é inovadora porque acredita nos elementos da cultura urbana como facilitadores da interação e, consequentemente, do ensino e aprendizagem.

A Proposta

Baixar os muros das escolas, ou seja, aproximar-se dos gestores -sendo parceiros destes- para em contato com a criança e/ou adolescente fazê-los perceberem que esse ambiente pode e deve ser plural e significativo, já que envolve relações humanas. Em outras palavras, levar o aluno- por meio de vivências artísticas e lúdicas, articuladas às matérias curriculares e aos temas transversais- a compreender que ele é protagonista do processo educativo e, por isso, responsável pelo espaço escolar.

A Parceria com as Escolas Públicas

Desde 2013, o grupo atende em oficinas 1.024 crianças de 16 escolas da rede municipal de Diadema, além de estender o atendimento a toda comunidade escolar em workshows (vivências socioeducativas) por meio do Programa Cidade na Escola, alcançando o número de 13 mil de pessoas.

Principais Resultados

Como facilitador do ensino e aprendizagem, o projeto tem alcançado resultados positivos, entre eles: contribuiu para elevar o IDEB das escolas atendidas; tem aproximado às famílias do ambiente educativo e elevado a autoestima dos alunos, desenvolvendo as suas capacidades sociopsicológicas, como resiliência, perseverança, empatia e habilidade para trabalhar em grupo e aprender com os seus erros.
O trabalho em parceria com escolas públicas levou o projeto a ser referência em educação integral no Brasil recebendo, juntamente com a escola Sagrado Coração de Jesus, o Prêmio Regional e Nacional Itaú Unicef 2015“Educação Integral: Aprendizagem que Transforma.

Atendimento no Instituto

Atualmente, o instituto atende também em suas dependências crianças e adolescentes, estendendo as vivências socioeducativas aos alunos da rede pública e/ou particulares, mas, sobretudo, às crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social. Assim, vai cumprindo o seu principal objetivo que é inovar a educação, mostrando o poder que ela tem de agregar, empoderar, transformar e libertar o ser humano.

Metodologia

A Cultura Hip Hop é utilizada como instrumento de socialização para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis, além de funcionar como uma ferramenta para ativar nas crianças e jovens a criatividade e desenvoltura nas habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas. Sendo um mosaico de possibilidades, essa cultura urbana amplia as possibilidades artísticas e vai incluindo no seu repertório outros elementos, como: pandeiro, canto e brinquedos musicais.

Objetivos Gerais

  • Levar a criança a criar uma rede de conexões com os saberes adquiridos na escola e na vida em sociedade, visando à formação integral do indivíduo.
  • Estimular a autonomia da criança, resgatando sua autoestima.